quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Parasitas da sociedade

Este era o post em que eu aproveitava para falar muito mal da sociedade de hoje em dia mas não me sinto capaz de divagar tanto sobre o assunto. Era tanta coisa que nunca mais saía daqui, começando em parasitas da sociedade e acabando sei lá, no Sócrates ou quiçá nessas grandes figuras nacionais, a Popota e a Elsa Raposo (curiosa escolha a minha dadas as semelhanças entre as duas, só estou à espera que comecem a falar dos vários casamentos da Popota). Ainda assim, o acontecimento de hoje abriu-me o apetite para escrever um bocadinho sobre isto. Portanto, gostava então de saber que raio é suposto fazer quando, em pleno bus cheio de gente, nos arrancam o telemóvel das mãos em 1 segundo e fogem. Com a mala tenho eu sempre o maior cuidado, sempre muito agarradinha a ela e ai de quem se chegue perto. Mas realmente com o telemóvel sempre fui um bocado desmiolada. Agarro nele em qualquer lado, a qualquer altura e mando sms completamente distraída. Ingénua, ainda acredito na bondade das pessoas. A diferença agora foi que o dito cujo era xpto, um touch screen com cerca de 2 meses, se tanto. Não podem ver nada melhorzinho desatam logo a roubar. No meu nokia velhote já não agarravam, pois não? Pois...! Eu bem reparei que dois indivíduos se aproximaram da porta para sair. De resto, não me apercebi de mais nada. Mal o sr. motorista abriu a porta houve um que simplesmente me tirou o bichinho das mãos e largou a correr enquanto o outro já estava na rua, parece-me. Deu-me ideia de ter ouvido a bestinha a rir.* Fiquei uns 5 minutos imóvel, sem proferir palavra, a tentar acreditar que tinha sido roubada em pleno bus rodeada de gente quando costumo andar sozinha na rua à noite. Há uns 20 min atrás estava eu a subir a Alameda sozinha, em direcção ao Areeiro. E isto irrita-me. Sempre andei muito descansadinha da vida, até gosto bastante de estar na rua quando o sol já está a dormitar há muito. No entanto, sabia perfeitamente que isto ia durar até me acontecer aquilo que achamos estranho só acontecer aos outros. E agora, aqueles dois meninos fizeram o favor de me estragar parte do descanso com que andava todos os dias. Pois é meus amigos que isto à segunda, só cai quem quer. Não me hão-de ver mais distraída não, vão roubar o raio que vos parta! É suposto ter reacção? Ir atrás deles? Desatar aos gritos? Uma senhora muito querida que conheço de vista porque todos os dias apanhamos aquele mesmo bus às 9h00 da matina, disse logo "Eu cá desatava aos berros e ninguém me calava". É uma senhora que jasus, implica com tudo, todos os dias tem alguma fisgada. Ou abre as janelas todas, ou refila dos lugares, ou refila com pessoas, ou com o motorista, eu sei lá! Não gostava muito de viver em casa dela, imagino o berreiro que não deve ser. Pobre marido e filhos, se os tiver. Apesar disso surpreendeu-me, por detrás daquela mulher que só pode ser embirrante e com um mau feitio que upa upa valha-me deus, está uma senhora bem simpática que me ofereceu logo o telemóvel para ligar para a tmn, cancelar o cartão e pedir uma 2ª via. Entretanto, as senhoras mais perto de mim iam dizendo para eu falar com o motorista, para ir apresentar queixa à polícia, que tinha testemunhas e bec bec bec. E de que é que isso me servia? Já o telemóvel devia estar a ser vendido, quero lá eu saber. Interessava-me mais o cartão. Se fosse a mala aí sim, ninguém me parava até encontrar os meus documentos! A primeira coisa que me lembrei quando acordei do meu estado de choque foi "secalhar devia ter ido atrás deles". Ora e para quê? Estava na zona deles, mesmo que os apanhasse provavelmente além do telemóvel ainda me roubavam a mala, a roupa, os ténis, as cuecas, as meias, o cabelo para vender a algum fabricante de cabelo para bonecas e sabe-se lá mais o quê. Já em casa, para juntar à festa, os comentários da mãe nem sempre ajudaram a manter-me calma, muito pelo contrário. "Pois, já não se está bem em lado nenhum. Olha se te apanhassem aí num beco qualquer escuro, sabe-se lá o que te faziam! Tu tens de ter cuidado!" Está bem mãezinha, até podes ter razão, já não podemos confiar tanto nas pessoas e já não se está sempre bem em todo o lado mas, afinal de contas, era só um telemóvel. Mas era o meu telemóvel! Andam uns a trabalhar para estes palermas (já estou é a ser a ser demasiado simpática nos nomes que estou a utilizar para me referir às criaturas) andarem a passear e a roubar as coisas dos outros. Mas que jeitos! Enfim, há uma primeira vez para tudo, não é verdade? E a minha, assim foi. Apesar deste roubo estúpido por parte daquilo que penso que eram putos mais novos que eu, acho que foi melhorzito do que o roubo ao meu irmão há coisa de 5 anos atrás. Em plena feira do relógio, um querido cigano aliciou a pobre alma a comprar um belo nokia, na altura acabadinho de sair. Só por acaso, naquela altura até andavam a avisar sobre o tipo de roubo em tudo o que era telejornal. O que é certo é que o meu maninho foi na cantiga (devemos ser mesmo uma família de ingénuos ou, simplesmente, de parvos) e quando chegou a casa não tinha um belo nokia dentro da bolsinha. Tinha a capa do belo nokia com um sabonete lá dentro. Verti lágrimas que me fartei (tal como hoje), o que já é costume nesta cachopa que quando fica nervosinha pronto, dá-lhe para a choradeira. Afinal de contas sou gaja, não é? Então deixem-me lá chorar à vontade que chorar lava a alminha!
*Tinha de fazer um aparte aqui. Um atrasado mental com os seus 17 anos a rir-se na minha cara no instante em que me rouba o telemóvel. Olha que giro, não estudo nem trabalho, não devo ter pilinha para brincar, o meu amiguinho deve ter ainda menos do que eu por isso vamos lá brincar os dois ao roubar telemóveis. E é isto a vida de muitas criaturinhas nos dias de hoje. Uns matam-se a trabalhar para ter um mínimo que seja enquanto estas criancinhas se divertem a roubar o mínimo dos outros para depois andarem para aí a gastar em merda (desculpem a expressão, não se pode ser sempre sempre correcta)! Andam pais a criar filhos para isto. Já se sabe que o ambiente familiar é fulcral mas eu, na minha inocência, ainda acredito que muitos dos pais não têm culpa e são como deve de ser, que o erro é só dos putos que se desviam tanto para maus caminhos. Alguma solução há-de haver que eu não quero começar já tão nova a acreditar piamente no pensamento pessimista que muitas vezes se ouve, o do "Estamos a caminhar para o fim a passos largos e não há volta a dar". Alguém me disse no outro dia que há uns 50 anos atrás (não me lembro da data exacta a que se referiram) o mundinho não era nada disto, não havia roubos e andava tudo à vontade na rua, às horas que fossem. Há lá dúvidas que o burrinho do ser humano está a evoluir para pior. Querem mais provas?

3 comentários:

Anónimo disse...

pois é...existe alguns parasitas na sociedade...parasitas que sao capazes de ser ainda mais parasitas que aqueles "bixinhos" ao qual chamamos parasitas percebem?! ok se calhar nao ...
Na sociedade de hoje ja existe de tudo!! esses que te roubaram sao parasitas pequenos dos grandes parasitas existentes ...e se nao houver mao neles ainda em pequenos ( sim ... porque é de pequenino que se trce o pepino)amanha em vez de telemoveis.. será outra coisa com maior valor..
hoje em dia.. temos que andar desconfiados de tudo e de todos.. ah pois é..

Nada disse...

Infelizmente são mais que muitos os ditos parasitas...há de todos os tamanhos e para todos os gostos. Contudo fico feliz que não tenha passado de um telemovel, nos dias que correm somos assaltados e dizemos Amén por não terem roubado mais ou feito um mal maior. Mas tens mais k direito de estar chateada...ao menos cancelaste logo tudo...deixa la...siga...

Boa semaninha =)

Mário disse...

Fronteiras abertas + protecção dada a quem é de fora + Sistema judicial precário + Comunicação Social sensacionalista = País de merda!

Tenho pena, porque até conheço negros cinco estrelas! E até tenho familiares africanos...
No entanto, pelo que vejo e por experiência própria, a maior parte deles só faz porcaria! É o que eu digo, vejam os telejornais ou leiam o jornal. Se o preto mata o polícia, "coitadinho, é um revoltado, não tem culpa do ambiente onde vive!". Se o polícia mata o preto "Racista!", para além de que lhe tiram a arma e, muito provavelmente, acabou ali a sua carreira. Tristeza de país... É o que temos!

Enviar um comentário