domingo, 31 de janeiro de 2010

Ai as viagens, as viagens...

Quantas pessoas é que não gostavam que o seu amigo blog mostrasse as suas várias viagens à volta do mundo? Eu gostava imenso. Uma pessoa passa aqui umas quantas horas a olhar para isto. Sem nada para fazer, começo a visitar outros blogs. Às tantas dou de caras com blogs sobre viagens. É óbvio que fico aqui a babar durante um bocado. Ah, olha este já foi à Índia. E à China. E ao Peru. Olha e fez um interail também. Em conversa com uma amiga sobre o tal blog é inevitável que nos saia qualquer coisa como "Epa, há lá gente de sorte hein? Quem me dera! Só nós é que não temos sorte nenhuma, não ganhamos viagens e muito menos temos dinheiro para as fazer. Viste bem as fotos? Brutal !" e bla bla bla. A certa altura da conversa até dizemos como invejamos a pessoa, deve ser normal. Invejo um bocadinho sim. Mas não lhe rogo pragas nem nada, ainda bem que alguém que gosta de viajar tem a oportunidade de o fazer e de partilhar informação com os outros. É porreiro ver fotografias e ler descrições mas elas não me aquecem nem me arrefecem. Dão-me é muita vontade, ui se dão, de lá ir também. Só isso. É engraçado ver "olha aquilo é França" mas não estamos lá, what's the point? Quem tirou a fotografia tem uma história para contar. Eu não. Quanto muito, "olha vi fotos do sítio e pareceu-me muito porreiro, arejado e tal. Tem muitos pombos." Já a pessoa que lá esteve teria provavelmente um mundo para contar. Podia nem dizer nada mas sentiu e isso ninguém lhe pode tirar. Ninguém pode sentir o que quer que seja sem ir lá. Nenhuma imagem e/ou descrição consegue substituir o ir lá realmente. Muito menos dá para sentir aquilo que os outros sentiram, nem sequer viajando para o mesmo sítio. Não é de todo possível, perante a mesmíssima coisa, sentir da mesma forma que outras pessoas sentiram.* Por isso é que não consigo perceber as pessoas que se contentam com o "viajar" sem sair de casa. Há tempos li qualquer coisa sobre isto. Alguém afirmava que, um dia destes, o acto de viajar se extingue porque já é tudo acessível através dum simples clique no google earth, entre outros, tudo cheio de pormenores. Esta semana até me deparei com um site todo xpto que consistia numa visita virtual ao Mosteiro dos Jerónimos. Fiquei com a ideia de que havia mais visitas virtuais a outros monumentos portugueses. Pronto, tudo bem. Não digo que seja uma má iniciativa. Nem toda a gente, pelas mais variadas razões, tem oportunidade de se deslocar para ver isto ou aquilo. Só não percebo as pessoas que, podendo ir, preferem ficar sentadas à secretária. Podem dizer-me o que quiserem, nunca me vão convencer que é a mesma coisa. Sou a pessoa mais preguiçosa do mundo e passo horas aqui sentada mas, tendo a oportunidade de ir a um lugar qualquer, alguma vez eu ficava aqui a ver no google earth? Nunca, nunquinha! A simples viagem que faço quase todos os dias para Lisboa é especial e faz-me bem. Todos os dias tenho a certeza que vou reparar numa coisa nova, vou ouvir uma coisa que nunca ouvi e vou ver pessoas que nunca vi. Nas imagens é sempre tudo igual. Em casa não se passa nada. Qual é a piadinha? Até posso ir a todo o lado e aperceber-me que não gostei, que tenho saudades de casa e que nunca mais quero sair de cá (parece-me completamente impossível). Mas até tentar nunca vou saber. Isso é que me iria custar horrores, nunca ter tentado. Quem não gosta de viajar tudo bem (também não percebo mas pronto somos todos diferentes e ainda bem que assim é). De resto, tirando motivos de força maior, não vejo desculpa. Eu quero mesmo ter uma história para contar. Não quero, daqui a muitos anos, só ser capaz de falar dos blogs que visitei nos tempos em que era uma jovem sonhadora.
Aproveito para deixar uma das minhas citações preferidas do meu querido Fernando Pessoa. É bonito como ele diz tudo em tão poucas palavras.

"Para viajar basta existir. Vou de dia para dia, como de estação para estação, no comboio do meu corpo, ou do meu destino, debruçado entre as ruas e as praças, sobre gestos, os rostos sempre iguais e sempre diferentes, como afinal, as paisagens são. A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes. O que vemos, não é o que vemos, senão o que somos."*

1 comentários:

Nada disse...

1º - Fernando Pessoa...Avé!
2º - Um dia este blog ainda se vai tornar num blog de viagens que outros verão e irão ter a mesma conversa que tu tiveste agora...és nova e tens a vida pela frente, muito vais viajar! Não percas é a vontade ou desmotives por ainda não o teres feito...vai é aumentando a lista de sitios que queres conhecer...é o que eu faço =P

Beijo*

Enviar um comentário